domingo, 27 de janeiro de 2013

HIIT, o melhor método para perda de gordura


   A busca do corpo perfeito, leva tempo e paciência, não vai ser de uma hora pra outra que você vai ganhar massa e logo depois secar. Exige um sacrifício, que leva tempo. Depois de alcançar a tão sonhada massa, o maromba pode querer secar e ficar definido. Não faltam produtos, suplementos e exercícios milagrosos. Não irei abordar suplementação ou alimentação nesse post, será exclusivamente sobre o exercício HIIT (do inglês High- Intensity Interval Training). 
  
 Se perguntar pra maioria das pessoas o que se deve fazer pra perder gordura, elas responderão aeróbicos, não importando qual for o exercício. E não estão errados, mas o que todo praticante de musculação quer é perder gordura e não perder massa. Aí que surge o HIIT. Um estudo feito em 2001 pela Universidade de Tennesse mostrou que pessoas que seguiram o programa HIIT por 8 semanas perderam em média 2% de gordura corporal, enquanto os que fizeram um programa normal não perderam quase nada. Muito interessante não?
  

   Ao ver a imagem logo acima, você nota a diferença entre um maratonista ( a esquerda) e um sprinter ( direita). Um maratonista treina para correr 40 Km em média, num ritmo constante enquanto um sprinter tem que dar tiros curtos, o que necessita de músculos. A razão pela High Intensity Interval Training funciona melhor para a perda de gordura é o seguinte: Quando você faz uma sessão de cardio no mesmo ritmo o tempo todo, seu corpo vai para o que é chamado de estado estacionário. Isso significa que seu corpo se adaptou para a velocidade que você está indo e se esforça para economizar energia (calorias). Você será capaz de evitar isso e queimar mais calorias e gordura, fazendo o treinamento do intervalo. Como um bônus, há também um efeito de queima prolongada conhecida como EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício). O metabolismo aumenta e a gente queima mais calorias por até 24 horas após o treinamento intervalado, enquanto que quem vai para uma corrida queima quase caloria nenhuma depois.
  
 E o melhor de tudo isso será que o treino do HIIT levará no máximo, 20 minutos. Você perde mais gordura, seu sistema cardiovascular melhora muito e seu metabolismo continua em processo alto por mais de 24h. O HIIT deve ser feito no máximo 3 vezes por semana para evitar o overtraining. 
  
 Tá, e como se faz? É bem simples, HIIT pode ser executado de diversas formas. Algumas pessoas intercalam 1 a 2 minutos de treinos leves com 30 a 60 segundos de exercícios de alta intensidade; Outras treinam em alta intensidade por 1 minuto e descansam 30 segundos. No meu caso, eu corro numa velocidade normal, pra aquecer por cinco minutos, e aí 60 segundos numa velocidade intensa, que não manterei por muito tempo, logo em seguida volta pra primeira velocidade e fico nela por trinta segundos. Acelero novamente pro intenso, 60 segundos, e volta pro inicio. Deve ser feito por volta de cinco à seis vezes, o que você aguentar. Pra finalizar, mesma velocidade do aquecimento por cinco minutos. Lembre-se, o exercício não deve superar 20 minutos, pois aí começará o catabolismo e a perda de massa gradativa. Mas isso sou eu, você pode mudar, irei postar vários vídeos diferentes e você escolhe. Bom pessoal, espero que tenham gostado do post, já sabem, pintou alguma dúvida, só comentar que eu tento responder. Bons treinos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário